domingo, 10 de outubro de 2010

“Marina, você se pintou?”

"Marina, morena Marina, você se pintou" - diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o "grito da Terra e o grito dos pobres", como diz Leonardo. Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?
Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as "famiglias" que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.
Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas "os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz". Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja. Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. "Azul tucano". Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a "vitória da Marina". Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
"Marina, você faça tudo, mas faça o favor": não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você "tanto faz". Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem "esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele".
Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas, Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. "Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu".

                                                             Professor Mauricio Abdalla

13 comentários:

Alexandre Rodrigues disse...

Eu adoro a Marina, pena que ela não se elegeu!!! :(

Flavio Luis Ribeiro disse...

A onda verde que tomou conta do país não foi, na minha opinião, uma opção declarada pela candidatura de Marina Silva. Fato é que muitos não viram na Dilma tão pouco no Serra algo de bom. No fundo muitos votaram nela como forma de protesto, penso eu.

Obs: belíssimo blog! Parabéns!
voltarei aqui mais vezes!

@zecajagger

http://www.shitnessbook.blogspot.com

Ju Boaventura disse...

Nossa, eu torci muito pela Marina Silva.
O texto é muito bem elaborado.
O blog é muito bom.

http://wellju.blogspot.com/

Da hora disse...

Pode até sr que muitos votaram nela por protesto, sei lá. Mas ela tem boas idéias, e eu digo que foi meu voto consciente. Não espero muito de Dilma, nem quero que ela ganhe.
Dentre as opções né, fica claro mnha escolha.

Obrigado pelo comentário no meu. =)
Beijos.

kakashi disse...

estou torcendo pela Dilma, mas gostaria que tivesse outros candidatos mais "votaveis" que estes

Millena disse...

Ela tem uma história de vida e foi uma grande candidata.
Foi vitoriosa pela quantidade de votos recebidos!

Palhacada Hein disse...

Eu gostaria que a Marina tivesse ganhado ja de primeira, mas nao aconteceu.

otimo texto.
parabens pelo blog

Leandro Barcelos disse...

Belo texto, bem elaborado, feito com sabedoria, parabens um otimo blog

Artistas Educadores disse...

Genial esse poste. Adorei a foto. rsrs
TEnho tanto a dizer sobre politica que fico desanimada só de pensar em falar.

Parabens pelo blog.

:)

Daniele Brito disse...

Acho que foi um erro dela ter saído do PT e se candidatar a presidente. Quem sabe, ela poderia ser a vice de Dilma... Seria uma dupla boa. Porém, acredito e boa parte da população também, que por mais que essas famílias que são donas da comunicação no Brasil, não vão conseguir ter o gostinho de eleger o Serra. O Brasil quer continuar avançando, não quer voltar para trás, com a volta da tucanada no poder.

Anônimo disse...

Marina tem que tentar na próxima vez. Estará muito mais forte.

Obrigado pelo seu comentário.

Flavio Luis Ribeiro disse...

Ola, estou por aqui apenas "batendo o ponto", rsrsrsr... já que comentei a matéria em outra oportunidade!

Aproveito também para te informar que foi criada hoje a Central Única dos Blogueiros (CUB)
Que tem como objetivo a ajuda mútua entre os blogueiros e a adoção de um código de ética para a blogosfera (dando mais credibilidade ao seu blog)

É totalmente gratúito.
Filie-se agora!

http://www.centralunicadosblogueiros.blogspot.com
@centralunicadosblogueiros

Meu blog:
http://www.shitnessbook.blogspot.com
@zecajagger

Anônimo disse...

é uma pena que ela não conseguiu ser eleita.. votei nela.. :(

seria a uma presidente perfeita!

http://mundodosamuka.blogspot.com